Jayrito Entrevista: Pedro Paulley

 Meu entrevistado é o ator mineiro(de Patos de Minas), com alma carioca, que tem já morou em São Paulo, quando interpretou o Inácio da novela Esmeralda, Pedro Paulley. Entrou para o elenco do programa 'Escolinha Maluca' veiculado pela Rede Minas-NTV. Foi premiado como Melhor Ator de comédia com o espetáculo “Brincando com os Contos”. Em 2002 entrou para companhia "Ébanos Brilhantes" sob a direção de Antônio Abujamra onde figurou o elenco de "Hamlet é Negro". Em São Paulo, foi finalista do programa Casa dos Artsitas Protagonistas de Novela no SBT; estudou interpretação com Nilton Travesso e logo em seguida entrou para elenco da novela "Esmeralda", sob a direção de Jacques Lagoa, no papel do peão Inácio.

  • Como foi o início de sua carreira?
Bom, eu estava na antiga 8ª série do Primeiro Grau, quando a professora de literatura veio até nossa sala perguntando quem gostaria de participar de um espetáculo teatral na inauguração do Teatro Municipal da minha cidade natal: Patos de Minas. Quando ela fez a pergunta, meu amigo Júnio L'andrad, que já era meio que engajado no meio artístico na época se ofereceu; e como eu estava próximo dele na hora falei: "Coloca meu nome nisso ai também." No primeiro ensaio me apaixonei pelo teatro. Amor a primeira vista. Tinha achado uma coisa que queria fazer para o resto da vida. Coloquei na cabeça que assim que me formasse, iria deixar família e tudo e ser ator no Rio de Janeiro.

  • Teve apoio da família?

 Sim. Total apoio. Quando decidi mesmo que iria me mudar de Minas, todos incentivaram. Mesmo porque eu já vinha fazendo um trabalho regular como ator em um programa humorístico de uma tv local em Minas a algum tempo. Eles meio que viram que eu levava jeito pra coisa e deram todo aval para que eu me mudasse e fosse atrás dos meus sonhos. Tenho que agradecer a todos e a cada um por esse apoio, pois sobreviver na capital nem sempre é fácil e como a vida artística é muito instável, por várias vezes tive o apoio financeiro de minha mãe e irmãos que sempre seguraram (e seguram) minha barra nas horas difíceis.

  • Como foi o início da sua carreira na TV?

 Comecei fazendo comerciais no Triângulo Mineiro. Fiz um curso para TV em Uberlândia e logo em seguida , aos 18 anos, entrei para um humorístico transmitido por uma TV local, onde fiquei por 4 anos atuando e também escrevendo para humor.

  • Qual a sua opinião sobre as paradas gay?

 Um movimento bacana. Não sou gay, mas gosto da festa, da animação e principalmente do senso de humor!

  • Qual sua opinião sobre essa onda de manifestações por todo o Brasil?

 O Brasil acordou né? Só espero que não seja um movimento isolado e que todos não se esqueçam porque foram às ruas. Acho que os 0,20 centavos foi apenas o estopim para que possamos jogar na cara de governantes, que não estamos satisfeitos com essa administração pobre e podre que temos no Brasil. Agora que despertou, não podemos mais adormecer.

  • Como surgiu a comédia Stand up na sua vida?

 Na verdade, quando me mudei para o Rio de Janeiro em 2001, meu principal intuito era fazer Stand Up Comedy, pois sempre li e acompanhei comediantes como Eddie Murphy, Jim Carrey, Chico Anysio fazendo isso e fazendo tão bem. Como minha escola de atuação sempre foi o humor, queria chegar aqui e fazer o mesmo. Só que nessa época, ainda não existia essa onda do Stand Up no Brasil, como é agora. Então meio que deixei de lado. Trabalhei muito tempo com uma Trupe, fazendo performances dublando cantores de forma engraçada. Voltei a fazer Stand Up recentemente, num convite que me fizeram e resolvi me experimentar novamente nesse meio, que na verdade é bem difícil.

  • Participar da Casa dos Artistas (Protagonista de Novela), foi um divisor de águas na sua vida?

A Casa dos Artistas foi uma coisa engraçada. Sempre vi atores que eu admirava passando por lá (como Bárbara Paz, André Gonçalves...), mas nunca tinha me imaginado num programa assim. Na verdade não tinha muito interesse. Havia me inscrito no primeiro Big Brother em 2001 meio por curiosidade, pois ninguém sabia na época o que era um programa desses. Chegaram a me ligar e fazer algumas perguntas, mas não passei dessa fase. Quando vi os comercias da nova Casa dos Artistas, voltada para novos atores, que iriam ao final ganhar um contrato com o sbt, enlouqueci. Pensei comigo que era nessa que eu devia entrar. Nessa época eu pouco sabia mexer na internet, mas corri para um computador para fazer minha inscrição. Detalhe: ao final do questionário estava escrito para "carregar" uma foto e enviar. Lógico, eu não sabia fazer isso; então escrevi uma observação ao final do questionário que iria enviar as fotos pelo correio. Dito isso, cheguei em casa e enviei. Uma semana depois me ligaram pra marcar a entrevista. (...) Foi muito gostoso ter participado; sempre me emociono quando revejo os vídeos, lembro das maravilhosas aulas que tivemos com nosso diretor Nilton Travesso e do quanto aprendi como pessoa ficando trancado ali dentro. Experiência única, que não dá muito pra explicar. Só vivendo mesmo.

  • Você achou justa a atriz Bianca Castanho ter sido protagonista da novela Esmeralda do SBT, já que a proposta era tirar um protagonista do Reality Show?

Bom; venderam o programa como sendo que, quem ganhasse, iria protagonizar uma novela no SBT. Não sei o porquê, no meio de todo esse processo, isso não foi totalmente cumprindo. Desconheço as razões. Se por um lado achei justo a Bianca ser a protagonista, por ela ser uma grande atriz e ótima pessoa, por outro lado, a gente fica com aquela pulga atrás da orelha de “por que não a Carol?”  Mas ela também ficou super feliz com o papel que lhe foi dado e o defendeu dignamente.

  • Você atribui a que o fato de estar afastado da TV?

Vou repassar essa pergunta aos produtores de elenco. Não sei dizer. Nesse meio, as pessoas aparecem e somem pelos mais diversos motivos. É sempre uma incógnita. Talvez por dizer não a algumas “Propostas Indecentes”. Mas estou adorando ter algumas ótimas oportunidades no cinema, que é um meio que amo.

  •  O que você faz no seu dia a dia?

Trabalho. Quando não estou trabalhando, estou a procura de trabalho. Amo tanto isso que faço, que faria dia e noite. Tenho redes sociais justamente pra isso; encontrar o próximo trabalho. Meus hobbies são todos ligados a isso. Quando não estou trabalhando, gosto de desenhar ( e procurar trabalho nas editoras), gosto de assistir filmes, tirar fotos, filmar (pois também trabalho como Jornalista Repórter Cinematográfico) e agora estou aprendendo a editar vídeos, o que toma bastante tempo.

  • O que você acha que falta na TV brasileira atualmente?

 Eu acho que as TVs abertas deveriam ser mais e mais TVs fechadas! Apesar que isso as levaria ao declínio, pois cultura e informação boa, não vende. Até por isso, entendo investirem mais em baixarias nas TVs abertas. Faltam bons roteiristas, escritores...mas isso não é só no Brasil; é uma deficiência mundial. Por que temos tantos reboots, remakes, reimaginações, re não sei mais o que de filmes e novelas? Porque a criatividade original, a idéia original, ta meio que em declínio.

  • Quais os trabalhos que você considera marcantes em sua carreira?

Gosto particularmente de todos.  São um orgulho para mim. Tudo que consigo e conquisto, dou uma dimensão enorme, tanto porque sair de uma vila onde saí no interior de Minas Gerais e conseguir conviver, trabalhar com pessoas maravilhosas que via só na TV e no Cinema, pra mim é uma grande conquista. Gosto particularmente do Inácio, peão apaixonado que vivi na novela Esmeralda, no SBT. Foi um momento marcante da minha vida, da realização de um objetivo que a muito almejava. Ano passado, fiz o Léo , no filme Ódio, que também foi bem legal. Será minha estréia no mundo do cinema e filmar, passar por todo aquele processo, foi bem gratificante. Mas tenho certeza, que o personagem mais marcante ainda está por vir.

  •  Qual sua ligação com o teatro?

Teatro pra mim é sempre mais trabalho, apesar de ser uma delícia de se fazer. Televisão não; você estuda seu texto, vai lá e grava, pronto. Teatro tem todo um processo lúdico de meses de ensaio, onde você se dedica veementemente para uma ter uma estreia ou uma temporada maravilhosa. Amo fazer tv; amo fazer teatro. Amo interpretar, dar vida a outras vidas. Isso que é gostoso. Fiz alguns bons espetáculos, onde destaco “Hamlet é Negro” de Antônio Abujamra. Conviver com o Abu durante todo um ano, absorvendo sua experiência foi algo muito gratificante. E “Lisístrata: Sexo, Drogas e Greve” que ficou em cartaz em São Paulo, que tive ótimas experiências também.

  • Quais são seus projetos para o futuro?

Tenho feito alguns comerciais.Produzi e apresentei um programa de variedades em MG chamado “Patos Pop” durante um tempo e agora vêm surgindo alguns projetos ligados a cinema. Recentemente o diretor Luiz Rangel me convidou para fazer parte do elenco do filme 'ÓDIO' que  foi filmado em Julho do ano passado e tem grandes nomes no elenco como Luciano Szafir, Deo Garcez, Edwin Luise, Alcione Mazzeo, André Ramiro, Carlo Mossy, Ladi Francisco entre outros nomes maravilhosos que compõe esse elenco. Faço a primeira fase do personagem "Léo" vivido no filme por Luciano Quirino e deve estrear em breve. Fiz recentemente participações rápidas em “Muita Calma Nessa Hora 2” e “Trash” longa metragem de Stephen Daldry – diretor de “As Horas e O Leitor” – Tenho produzido curtas metragens para festivais. Fui convidado pelo ator e diretor Mácximo Bóssimo  a fazer parte do longa-metragem “Pedro: Um Amor Escrito nas Estrelas” que está no início do processo de filmagens. Quanto a novelas, quero muito voltar a fazer também. Gosto muito da dinâmica de se fazer novelas.

  • Pedro Paulley por Pedro Paulley?

Um cara que só quer fazer  o seu trabalho e poder voltar pra casa no final do dia.


PING PONG:

Cor: Azul
Praia ou Montanha?: Praia
Animal ou Seres Humanos?: Depende
Shopping ou Feira?: Shopping
Programa de Índio?: Fazer o que não gosta
Ator?: Jack Nicholson e Tony Ramos
Atriz?: Patrícia Pillar e Natalie Portman
Cantora?: Elis Regina
Cantor?: Jessé e atualmente Bruno Mars
Sua fruta preferida?: Laranja
Um Ídolo?: Deus
Personalidade?: Michael Jackson
BBB ou A Fazenda?: Nenhum
Hobby?: Desenhar
Mania?: Ler no banheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flashback: "Os Assumidos" - A Peça (2008)

Jayrito Entrevista: Fabianna Brazil

Gato do Blog 2: Carlos Rick / Maio