The Mousetrap, há 60 anos em cartaz!

Não é todo dia que alguém pode testemunhar um recorde mundial. Privilégio normalmente reservado a arenas esportivas, no West End de Londres a façanha está ao alcance de quem se dirigir ao St Martin’s theatre. É em seu palco que ‘’The Mousetrap’’, peça baseada num conto da grande dama da literatura de suspense, Agatha Christie, completou em dezembro ano passado seis décadas em cartaz. Um recorde mundial.


A peça (no Brasil conhecida como ‘’A Ratoeira’’) é uma atração que às vezes passa despercebida em meio ao festival de opções de entretenimento para quem visita a capital, mas parece resistir com a mesma firmeza de monumentos e afins. O mais notável é ainda estar cercada de mistério. Como tudo escrito por Christie, ‘’The Mousetrap’’ tem guinadas em seu argumento, pegando de surpresa quem já pensava ter descoberto culpados ou meramente escolhido o mordomo.


Para preservar o suspense, espectadores são convidados a guardar segredo e o conto de 1947 até hoje não foi publicado no Reino Unido. Ainda assim, existe uma edição americana, sem falar no fato de que a internet hoje tem quase tantos ‘’spoilers’’ quanto teorias da conspiração.

Encenada pela primeira vez em novembro de 1952, a peça já bateu o recorde britânico com apenas seis anos de cartaz. Com mais de 25 mil encenações, "The Mousetrap" já foi vista por mais de 10 milhões de pessoas e nada menos que 403 atores diferentes participaram da produção. O mais incrível é que em 60 anos a peça mudou apenas uma vez de teatro, saindo do New Ambassador para o Sr. Martins em 1978. Apenas duas vezes houve troca de cenários (1965 e 1999). ‘’The Mousetrap’’ já foi encenada em 44 países, mas nunca no Brasil.


A longevidade não é apenas um recorde geral: a peça está ainda no ‘’Livro Guinness dos Recordes’’ por ter o ator que mais tempo trabalhou numa produção (David Raven, que entre 1957 e 68 fez o papel do Major Metcalfe) e pela atriz Nancy Seabrooke, que durante 15 anos foi reserva no papel de Mrs Boyle.

‘’The Mousetrap’’ está em cartaz de segunda a sábado, com espetáculos sempre às 19h30m. Os ingressos mais baratos custam 17 libras esterlinas e podem ser comprados no site da peça (www.the-mousetrap.co.uk).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flashback: "Os Assumidos" - A Peça (2008)

Gato do Blog 2: Carlos Rick / Maio

Jayrito Entrevista: Fabianna Brazil