Jayrito entrevista: Lady Francisco

Lady Francisco é uma atriz que dispensa comentários, com sua formação artística vinda do rádio, com inúmeros trabalhos televisivos que nos marcaram, uma pioneira. Vamos agora dar bater um papo com essa mãe, mulher, uma verdadeira "Lady".

  • Aquela perguntinha clássica... Como foi o início da sua carreira?
Comecei com 9 anos, cantando na rádio Guarany em Belo Horizonte, meu pai patrocinava o Gurilândia, todos os Domingos eu estava lá cantando “O Sorriso do Paulino" e "Declamando os Lírios"

  • Sua Família te apoiou?
Quando guria sim depois não mesmo, fiz quase tudo "na moita", meu pai era muito severo!

  • Qual sua ligação com a TV?
Total. Fui a primeira atriz na televisão ainda na fase experimental, inaugurei junto com o ex-presidente Dr.Juscelino Kubitschek a TV Itacolomi das associadas no ano 1955!
 Você concorda com a frase que "ás vezes mais vale a pena ter um cachorro amigo, do que um amigo cachorro"?
Pra cachorro não uso esta frase, nem cogito, são meus amigos e meus professores, em lealdade, fidelidade, amor e perdão. Mas se tiver um amigo cachorro vou até gostar, pois lido muito bem com este tipo de amigo.

  • Você é ligada, representa ou faz parte de algum projeto de proteção aos animais?
Sou sim. Há 55 anos sou protetora dos animais, não só de cachorros mas de qualquer irmãozinho irracional, de qualquer um desses bichinhos lindos que Deus nos deu para nossa felicidade! Acho que se um dia Deus tirasse todos os animais do mundo nós seres humanos morreríamos de depressão.

  • Você aponta o quê/quem o fato da TV esquecer de tantos artistas veteranos como você?
A falta de respeito, gratidão e amor para com quem fez a historia da televisão. Alguns atores mereceriam estatuas nas portas... O início foi brabo e demos de tudo! Enfim a maioria que começou já partiu; os que conseguiram passar pela fase da crise estão "de pires na mão"... Fazer o quê né? Até a Bety Davis, que pra mim era a maior atriz que conhecia foi vítima desse acontecimento... O esquecimento!!!

  • O que você acha que falta na TV brasileira atualmente?
Acho que deveria ser o que já foi há tempos atrás, ter o mesmo padrão de qualidade!!! Respeito as crianças (em determinados programas), mais musicas de qualidade... Não as mesmas pessoas cantando sempre, e pior, dublando, enganando o povo... Uma boa orquestra com músicos de verdade, fica imponente, é cultura, enfim... São tantos os erros, que prefiro me calar. Não gosto! Troco, troco e troco de canal e continuo não gostando! Ai resolvo ler um pouco,  porque também aguentar estes bispos e pastores berrando na televisão... Falando mais no diabo do que outra coisa como se Jesus e nós fossemos todos surdos!

Desculpe-me bom Deus, mas não dá! A gente tem te que Te amar muito, mas uma reunião, pregação mais calma agrada mais nossa alma né Jesus?

  • Que novela você destaca como inesquecível? eu particularmente lembro de alguns trabalhos seu,como a Gisela de Louco Amor, da Yara de Barriga de aluguel, da novela O Amor Está no Ar e Marcas da Paixão na Record.
Sim, considero essas novelas mesmo, eu ainda acrescento a novela Alma Gêmea.

  • O que você acha das novelas de antigamente com relação as atuais? Você acha que mudou muita coisa?
Mudou muito, as antigas tinham lindas historias que o povo adorava, menos sensualidade, menos palavrões, e eram "top de linha" como dizem agora.

  • Quais os trabalhos que você considera marcantes em sua carreira?
Todos, até uma mini participação, sou obreira da minha missão, representar.
  • Por que você acha que a Lady Francisco está um pouco esquecida na mídia, na TV?
Acho que "esquecida" não é o termo. Dou dia sim dia não entrevista aqui e em todo o Brasil. Saio nos jornais, na TV... Estou é abandonada pelos poderosos que indicam quem vai trabalhar, pelos carrascos da seleção!

  • Qual sua ligação com o teatro?
Total! Como nasci na TV, em teatro me criei, ganhei muitos prêmios, lancei o teatro de arena e a reentelação do artista mineiro; trabalhei no exterior... São muitas as vitórias no teatro, hoje já é mais difícil pra se fazer uma peça.... Fora o monopólio que existe.

  • Quais seus projetos para o futuro?
Ser esta mulher incrível que sou, sendo como uma hiena: comendo merda trepando nunca!
(Pra quem não sabe a hiena é um animal que transa apenas uma vez ao ano e tem uma gargalhada peculiar)

  • O que você gostaria de dizer aos autores e diretores de TV?
Não sei é outra geração, os da minha época  não estão mais na ativa ou já "subiram". Mas se ainda estivessem por aqui estariam me dando o valor que tenho e mereço, mas quem sabem algum jovem ator venha a me dar o credito que espero, não é!? Sou louca pra ser dirigida pelo Fernando de Carvalho!

  • Você dirigiria uma peça teatral minha? (risos)
Acho que sim!? (risos)

  • Quando você não está trabalhando o que você faz?
Toco piano, vou na academia, faço todas as compras, troco pneu do carro, passeio com os meus animais, vou pra feirinha de adoção de animais... Tanta coisa amigo!!!

  • Ser síndica é?
Uma sacanagem, um saco, ainda mais pagando o codomínio sem nenhum agrado, e olha como eu trabalho, sou perfeccionista!

  • Um artista que não está mais entre nós que faz falta ao mundo artístico?
José Lewgoy, Dina Sfat, Lauro Corona, Cazuza...

  • Você usa o nome 'Lady Francisco' ou ou Lady Franciccuss'? É por que você já usou os dois né? (risos)
Naquela época como curiosa que sou em tudo, ouvi uma entrevista do cara que trocava o nome, fui trocar e me ferrei! Eu e outras... Tirei então o ”cus”, (risos) do nome e voltei com o “co”.

  • Cor?: Azul, qualquer tom de azul
  • Praia ou montanha?: Sempre montanha!
  • Animal ou seres humanos?: Animais, animais e mais animais!
  • Shopping ou feira?: Feira. Me sinto mal em Shoppings.
  • Programa de índio?: Bem programa de índio? Acho que isso aqui que estou fazendo, respondendo essa entrevista por Email... Digito mal... (risos)
  • Um ator? Todos o atores da minha geração! Eles são ótimos!
  • Uma atriz? Várias...
  • Cantora? Clara Nunes, minha amiga de Minas Gerais! Viemos quase juntas para o Rio de Janeiro!
  • Cantor? Elimar Santos.
  • Sua fruta preferida? Todas. Sou fissurada em frutas.
  • Ídolo? Jesus e Che guevarra
  • Personalidade? Hoje pra mim é o Papa Francisco
  • Big brother Brasil? Um nojo! Por inexperiência assisti no início...
  • Hobby? Nenhum
  • Mania? De dar consulta como se fosse uma grande medica. Dizem que eu deveria colocar um banquinho e mesa na rua, pois to sempre ensinando a alguém alguma coisa pra curar alguma coisa. Desde guria queria ter unção nas mãos pra curar as pessoas, e uso isto nos meus animais. A minha filha diz que qualquer dia vou presa por estelionato
  • Lady por lady?: Uma Lady porra!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flashback: "Os Assumidos" - A Peça (2008)

Jayrito Entrevista: Fabianna Brazil

Gato do Blog 2: Carlos Rick / Maio